6 cuidados que toda mulher com mais de 30 anos precisa ter

Por Equipe todosBem | 12 de setembro de 2017

Quando a adolescência chega ao fim, saímos do colégio, iniciamos uma faculdade e/ou começamos a trabalhar. Começamos um relacionamento sério que pode virar um casamento, chegam os filhos e como diz o filme: “De repente, 30???. E quando a gente menos espera, os 30 anos já chegaram.

A vida muda muitos após os 30: filhos, casa, família, trabalho, contas a pagar… Mas sabe o que muda também? O corpo da mulher. O corpo exige mais cuidado e atenção. Por isso, no blog post de hoje vamos falar sobre 6 cuidados que toda mulher, com mais de 30 anos, precisa ter. Confira.

#1 Cuidar da pele: uma questão fisiológica e estética

Os cuidados da pele após os 30 vão além da vaidade, eles são necessários, isso porque há uma mudança fisiológica. Nessa faixa etária a produção de colágeno, uma proteína que tem a função estrutural no nosso corpo, cai muito. Com isso, a pele da mulher tende a se tornar mais flácida e menos firme e ela pode se ver mais suscetível a rugas e celulites, e cortes e feridas podem acontecer com mais facilidade já que a pele está frágil.

O cuidado mais efetivo com a pele é uma boa alimentação e não só apenas o uso de cremes. A ingestão adequada de proteínas vai garantir que sua pele se mantenha firme e saudável. A Nutricionista Paula Castilho em entrevista à GNT alerta também para a ingestão adequada de vitamina C, componente fundamental para a síntese de colágeno.

#2 Fique de olho na balança: não deixe o metabolismo pisar no freio

O metabolismo que durante a adolescência e a juventude era muito acelerado, após os 30 pisa no freio. As reações de síntese e de quebra ficam bem mais lenta, incluindo a de quebra de gordura. Portanto, é comum que a mulher ganhe peso com mais facilidade e tenha dificuldade em perder os sonhados quilinhos. Então, invista numa dieta equilibrada e na prática de exercícios físicos.

#3 Fique atenta à saúde dos ossos

Com as alterações metabólicas, o nosso sistema ósseo se modifica. O metabolismo de cálcio muda, taxas hormonais caem e já é hora de prevenir a osteoporose. Portanto, mais uma vez, a dieta equilibrada faz a diferença! A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D lhe ajudarão a ficar longe das doenças ósseas. Fique longe das estatísticas, afinal já são mais de 200 milhões de mulheres no mundo que sofrem de osteoporose.

#4 Já comece seus check-ups anuais

A alteração do metabolismo precisa ser monitorada. Além do cálcio e do colágeno outros fatores podem sofrer alterações: nível de glicose no sangue, taxas de colesterol, síntese de hormônios da tireoide e muito mais. Assim, problemas como hipertireoidismo, diabetes, aterosclerose e problemas de coração podem surgir. E como você já deve saber, é melhor prevenir do que remediar. Deixe seu check-up em dia, faça consultas periódicas e evite problemas futuros.

#5 Faça uma boa hidratação

A boa hidratação é fundamental em todas as fases da vida. Mas após o trinta ela deve se tornar mais do que um hábito, deve virar uma obrigação. Dois litros de água diariamente, faça frio, chuva ou sol vão ajudar o seu corpo a manter as funções vitais e ainda vão contribuir para que você tenha uma pele mais saudável.

#6 Cuide da sua saúde emocional

Quando a gente pensa em cuidados com a saúde, é comum que apenas aspectos físicos sejam levados em consideração. Contudo, é preciso ir além. Os cuidados com a saúde mental são indispensáveis. Karina B. S. Barbi, médica psiquiatra e docente de Psiquiatria na PUC-Campinas, alerta que: A depressão ocorre duas vezes mais nas mulheres do que nos homens. Esse dado estatístico é verificado em todo o mundo, ou seja, não depende da cultura de um lugar. Uma das causas prováveis para isso é que as mulheres sofrem de muitas alterações hormonais ao longo da vida: os períodos reprodutivos, a gravidez e a menopausa. Além das alterações hormonais típicas do sexo feminino, as mulheres muitas vezes são mais frágeis emocionalmente, além de serem mais emotivas e menos racionais que os homens. Isto faz com que acabem sofrendo mais com algum problema que venha a acontecer, causando muitas vezes quadros depressivos de origem psicológica???.

Caso surjam sinais de depressão, ansiedade ou outros males busque imediatamente ajuda médica. E se possível, faça um acompanhamento periódico com profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras.


E você, já está pronta para implementar esses cuidados? Precisa de ajuda? Conheça a todosBem, somos especialistas em cuidar.

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo