Quando é a hora de fazer check-up?

Por Equipe todosBem | 03 de October de 2017

Você sabia que problemas graves de saúde, como o câncer e doenças cardiovasculares, começam a se manifestar no nosso corpo de maneira silenciosa? E o que isso significa? Que tumores podem começar a crescer ou mesmo artérias podem começar um processo de entupimento sem que a pessoa sinta absolutamente nada. Nenhum sintoma, nenhum mal estar, nenhum incômodo.

O grande perigo de tudo isso é que a doença vai se desenvolvendo livremente. E muitas vezes, o paciente só percebe quando ela já está muito grave e aí sim, aparece algum sintoma. Nesse estado mais grave o tratamento já é mais difícil e o organismo da pessoa já sofreu muitos danos. Assim, o ideal é prevenir.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 80% das doenças cardiovasculares podem ser evitadas se a prevenção for feita corretamente: com hábitos de vidas saudáveis e uma orientação e acompanhamento médico. Por isso é tão importante fazer check-ups regulares. E você sabe a hora certa de fazer o seu check-up? Sabe quando deve levar a família para uma rotina de prevenção? No blog post de hoje a gente te conta. Confira.

A hora do check-up de acordo com cada fase da vida

Check-up não é coisa só para quem chegou à maturidade. Pelo contrário, é para ser feito desde a infância. Crianças devem visitar anualmente o pediatra. Assim, síndromes raras, doenças genéticas, puberdade precoce, diabetes e outros problemas no crescimento e desenvolvimento podem ser previamente diagnosticados e tratados.

Quando a infância termina e chega a adolescência é comum que os pais só levem os filhos ao médico quando eles adoecem. Contudo, é preciso também levar pelo menos uma vez no ano para certificar que tudo está bem. Em particular, além do clínico-geral ou do pediatra, as meninas devem ir ao ginecologista à partir da puberdade, ou da primeira menstruação todo ano.

Já os adultos devem fazer um check-up básico a partir dos 20 anos, principalmente as mulheres que se destacam nas estatísticas de algumas doenças graves. A partir dos 30 anos, um check-up mais detalhado e voltado para a prevenção de doenças crônicas é necessário para ambos os sexos.

Após os 40 anos, dependendo do quadro geral de saúde exames mais específicos podem ser necessários. Vale lembrar que fazer check-up não é só fazer exame, é fundamental consultar os médicos e fazer um acompanhamento.

As principais doenças que podem ser prevenidas

Podemos citar como as principais doenças que podem (e devem!) ser prevenidas o câncer e as doenças cardiovasculares, já que são as doenças que mais matam no mundo. Por ano são cerca de 17,5 milhões de mortes por doenças cardiovasculares e mais 8,2 milhões de mortes em casos de câncer. Além dessas temos também:

  • Infecções não tratadas;
  • Disfunções hepáticas (do fígado);
  • Anemia.

Histórico de doenças na família e outros fatores de risco exigem um cuidado extra

O check-up precisa ser ainda mais criterioso e menos espaçado quando a pessoa tem fatores de riscos envolvidos como: sedentarismo, obesidade e uso de álcool e cigarros. Além disso, quando há histórico na família de câncer ou de doenças crônicas é indicado que o check-up seja feito de preferência de 6 em 6 meses .

Patricia Marinho Costa de Oliveira, médica clínica geral em entrevista à Revista Viva Saúde explica o perigo nesses casos: “Existem patologias presentes em boa parte da população, como hipertensão e diabetes, que permanecem anos na fase pré-clínica, sem apresentar nenhum sintoma. Apesar disso, a agressão ao organismo está seguindo seu curso. Quando descobertas no início, há a possibilidade de evitar a ocorrência de danos maiores ou de controlar a doença para evitar que esses danos ocorram”.

Agora que você já sabe quando fazer o check-up e como ele é importante que tal ter condições de fazê-lo da maneira correta? Com a todosBem isso é possível para você para quem você ama.

Com os pacotes Platina e Diamante você e seus familiares podem realizar exames e consultas que vão garantir a saúde preventiva de todos. Ao assinar os pacotes, você terá direito a se consultar com 5 médicos de diferentes especialidades por mês e ainda terá uma cobertura para realizar exames. Tudo isso a um custo-benefício perfeito para caber no seu orçamento.

Conheça nossos pacotes agora mesmo e cuide já de você e da sua família!

 

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo