Plano de saúde x SUS: em quanto tempo você consegue uma consulta em cada um deles?

Por Equipe todosBem | 29 de March de 2018

Já pensou se você ou alguém da sua família estivesse doente, mas tivesse que esperar simplesmente dois meses para ser atendido por um médico? Seria muito ruim, não é mesmo? Mas, infelizmente essa é uma realidade para milhões de brasileiros.

É por esse motivo e também pela demora na marcação de exames, a precariedade do atendimento e dos serviços, a falta de estrutura que há quem opte por pagar um plano de saúde ou mesmo contratar um pacote de saúde.

Será que existe demora para marcação de consultas nesses serviços particulares? Qual o tempo médio para você conseguir uma consulta em cada um deles? Confira essas respostas e mais informações sobre esses serviços no nosso blog post de hoje.

Tempo para marcação de exames, consultas e cirurgias no SUS

Em São Paulo, cerca de 347 mil pessoas aguardam na fila para a realização de exames pelo SUS, o tempo de espera para exames e também para consultas pode variar de 5 meses a 2 anos. Quando o assunto é cirurgia temos cerca de 904 mil pessoas esperando na fila na fila por cirurgia eletiva no SUS, Isso é o que mostra levantamento inédito feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com dados das secretarias da Saúde dos Estados e das capitais brasileiras.

A demora na realização de cirurgias é uma situação muito grave que pode agravar o estado de saúde do paciente, piorando o caso. Segundo o médico presidente do CFM, Mauro Luiz de Britto Ribeiro: “Quem não faz a cirurgia eletiva, diz Britto Ribeiro, “vai acabar caindo um dia no sistema de urgência e emergência ou operado num quadro muito pior do que no início da doença.”

Isso aconteceu com Ana Célia Gonçalves, de 52 anos. Ela concedeu uma entrevista ao Estadão e contou sua história. Ela aguarda cirurgia renal desde 2012, na época ela tinha quadro leve de cálculo renal. Porém, no fim de 2017 ela  descobriu que perdeu um de seus rins, o rim direito. Agora, a cirurgia será de retirada completa do rim. Ela ainda conta que: “Quando reclamo, só ouço que tenho que ter paciência e aguardar na fila”.

Infelizmente, casos assim podem evoluir e levar a pessoa a óbito. Foi o que aconteceu a pelo menos 60 pessoas que morreram nos últimos anos, no Brasil, em filas sem conseguir operações.

O tempo de marcação de consultas serviços de saúde particular

O tempo para marcação de consultas em serviços particulares varia muito de acordo com cada plano e cada empresa. Há quem consiga uma consulta para o mesmo dia, poucas horas depois de ligar para marcar. Mas, há quem espere mais um pouco, principalmente, quando o médico é um profissional muito famosos e tem a agenda cheia.

De qualquer maneira, a ANS (Agência Nacional de Saúde) regulamenta os prazos máximos para atendimento pelos planos de saúde. Conheça alguns deles:

  • Consulta básica – pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia: 7 dias
  • Consulta nas demais especialidades: 14 dias
  • Consulta/ sessão com fonoaudiólogo: 10 dias
  • Consulta/ sessão com nutricionista: 10 dias
  • Consulta/ sessão com psicólogo: 10 dias
  • Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional: 10 dias
  • Consulta/ sessão com fisioterapeuta: 10 dias

Pacotes de saúde: um novo serviço, um novo jeito de cuidar da sua saúde

Cerca de 30% dos brasileiros têm planos de saúde, mas nos últimos dois anos mais de 2,8 milhões de brasileiros deixaram de ter plano de saúde. Isso porque diante da crise que o país enfrenta, os altos preços dos planos de saúde estão inviabilizando que muitas famílias continuem com o serviço. Já que o SUS não oferece um serviço com qualidade e os planos de saúde são muito caros, surge uma nova opção: os pacotes de saúde.

A todosBem possui pacotes de saúde que incluem consultas e exames para que você cuide da sua saúde e de toda a sua família com tranquilidade e segurança pagando um valor que cabe no seu orçamento. Conheça já os nossos pacotes e entenda qual deles atende melhor a sua necessidade e da sua família.

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo