Tem crianças em casa? 4 receitas que vão ajudar no crescimento e desenvolvimento dos seus filhos

Por Equipe todosBem | 26 de September de 2017

A alimentação dos pequenos é sempre um grande desafio para os pais e para os demais responsáveis envolvidos nos cuidados e na criação. Há sempre a frase “eu não gosto disso”, “só quero comer aquilo” ou “não vou comer”… para o desespero dos adultos.

Verduras, frutas e legumes são verdadeiros aliados no crescimento e desenvolvimento dos seus pequenos, mas na maioria das vezes, são rejeitados pelas crianças e até pelos adolescentes. Entre birras, choros, castigos e combinados, sempre queremos oferecer  alimentos que ajudem no crescimento e na manutenção da saúde da molecada (linkar aqui o artigo de 4 atitudes saudáveis).

Para ajudar a vencer os desafios e resistências dos pequenos, separamos 4 receitas incríveis e infalíveis. Confira.

Para o almoço

O almoço dos seus filhos precisa de uma quantidade balanceada de proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos, de boa qualidade, como os grãos integrais. Para aguçar a curiosidade da turminha e convencê-la a experimentar legumes e verduras, confira  as receitas dos chefs Kiko Hwang, Hédrian Guedes e Cláudio Freitas do restaurante Natural & Tasty (SP):

Bolinho de Legumes:

Ingredientes:

  • ½ copo de cenoura cozida e amassada com garfo
  • 1 copo de mandioquinha cozida em cubos e amassada com garfo
  • 100 gramas de folhas de espinafre cozidas (1 min), espremidas para tirar o excesso de água e picadas
  • ¼ copo de cebola em cubos pequenos
  • 1 colher de chá de alho picado
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Farinha de rosca para empanar

Preparo:

Em uma cubra misture todos os ingredientes. Acerte o sal e pimenta do reino (só seus filhos tiverem mais que 6 anos). Faça bolinhas de aproximadamente 5cm e passe na farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Retire do óleo e coloque sobre 3 folhas de papel toalha para drenar o excesso de óleo. Sirva morno para as crianças

Para fazer sobremesas deliciosas e saudáveis

Se depender dos seus filhos, provavelmente, todas as sobremesas serão a base de chocolate, balas e outros doces bem açucarados. Essas são opções que podem entrar no cardápio de vez em quando, mas no dia-a-dia elas não ajudam no crescimento e ainda podem contribuir para o ganho de peso e outros danos à saúde. Então, vão aí algumas receitas saudáveis:

Salada de frutas com mel ou com geléias: pique as frutas preferidas, dos seus filhos, mas lembre-se de deixar a salada bem colorida. Coloque por cima uma camada de mel ou de uma geléia (de preferência natural e sem açúcar). Vai ficar uma delícia e é muito nutritivo. Afinal, as frutas contêm micronutrientes, as vitaminas e minerais que são essenciais para o desenvolvimento dos pequenos.

Cheesecake com geléia de frutas vermelhas: para encantar o paladar dos filhos e de toda a família você pode inovar. Essa receita além da geleia de frutas contêm queijo, alimento rico em cálcio e em proteínas, elementos importantes para o desenvolvimento, principalmente do sistema ósseo. A receita é da revista Crescer:

Ingredientes:

– 308g cream cheese

– 132g queijo fresco

– 105g gema

– 140g açúcar

– 14g gelatina sem sabor

– 35g Água

– 352g creme de leite fresco batido

– 100g geléia de frutas vermelhas

– 1un suco de limão

Preparo:

Bata o creme de leite. Reserve. Coloque no fogo o açúcar, a água, o suco de limão até cobrir e aquecer a 110ºC. Bata, com um fouet. Bata a gema, o açúcar, a gelatina hidratada até branquear. Deixe esfriar. Acrescente o creme de leite batido, coloque em uma forma e leve ao freezer. Sirva com a geléia

Para você incrementar o café da manhã e os lanches

Nos lanches, você precisa fazer algumas substituições. Troque pães e biscoitos de farinha branca por aqueles de farinha integral. Troque queijos amarelos, por queijos brancos, eles contêm menos gorduras. E aproveite para fazer sanduíches que contenham cenoura, alface, tomate e outras opções de hortaliças. No lugar da manteiga e do requeijão, opte por patês gostosos e saudáveis. Veja essa receita:

Patê de ricota com berinjela:

Ingredientes:

– 500 g de ricota

– 3 berinjelas grandes

– 3 colheres (sopa) de salsinha

– 6 tomates picados (sem pele)

– 200 g de parmesão

– 100 ml de azeite

Preparo: Corte a berinjela ao meio e coloque no papel-alumínio. Leve ao forno a 160º por 30 minutos. Depois de assada, tire a pele e o miolo. Em um processador, coloque a berinjela e todos os ingredientes, exceto a salsinha e o azeite. Enquanto bate, acrescente aos poucos o azeite. Quando o patê estiver bem homogêneo, ponha a salsinha e bata por mais alguns segundos.

Gostou das receitas? E aí qual você vai querer fazer primeiro? Conte pra gente nos comentários!

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo