Cuidados simples e caseiros para evitar doenças perigosas

Por Equipe todosBem | 09 de April de 2018

Febre, dor de barriga, vômito, nariz escorrendo, dor no corpo, mal estar generalizado são sintomas comuns das das famosas e desagradáveis viroses. Elas nos impedem de realizar normalmente as atividades do cotidiano e literalmente nos deixam de cama.

As viroses são doenças muito contagiosas e se espalham rapidamente, mas adotando hábitos simples, porém eficientes, você consegue deixar a sua casa e a sua família bem longe delas e de muitas outras doenças infecciosas. Quer saber como? Então, confira as dicas no blog post de hoje.

Lave as mãos sempre que chegar em casa

É uma ação tão simples, mas que muita gente infelizmente esquece de fazê-la. Quando você sai de casa e vai para espaços públicos você entra em contato com uma infinidade de vírus e bactérias. Os objetos, superfícies e pessoas que você toca acabam transmitindo esses agentes infecciosos para as suas mãos. Por isso, ao chegar em casa não se esqueça: vá direto lavar as mãos e mantenha seu lar mais sadio.

Paulo Olzon Monteiro da Silva, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) explica a importância do hábito de lavar as mãos: “O principal foco de transmissão de infecções, principalmente as respiratórias, é a própria mão. O melhor é não cumprimentar uma pessoa antes de lavar a mão e tirar anel e aliança quando lavar as mãos, lavar na frente, atrás e entre os dedos.”

Tire os sapatos antes de entrar em casa

Esse é um costume pouco comum, mas extremamente eficiente. Os sapatos são um veículo que levam e trazem vírus e bactérias. Portanto, para manter a casa longe desses agentes infecciosos adote esse hábito.

Cuidado com o telefone celular

O telefone celular entra em contato constante com as nossas mãos e com diversas superfícies como: bolsas, móveis, pias, bancadas e etc. Assim, ele é um meio fácil para os microrganismos. O Biomédico, Paulo Olzon, conhecido como Dr. Bactéria recomenda uma limpeza semanal do aparelho com álcool isopropílico, à venda em casas de materiais eletrônicos.

A contaminação também surge dentro de casa: veja como evitar

Em casa, é preciso ter muito cuidado e atenção com a higiene dos ambientes e principalmente da geladeira. Alimentos contaminados podem provocar viroses alimentares que são muito fortes e provocam muito mal estar.

E se alguém ficar doente? O que fazer?

Se mesmo tomando todos os cuidados você ou alguém da sua família ficar doente é muito importante que você procure logo um médico para identificar qual o tipo de virose e qual o tratamento adequado. Além disso, é importante tomar algumas medidas para evitar que a virose passe para outras pessoas:

  • Evite compartilhar talheres, utensílios, roupas e roupas de cama com a pessoa doente;
  • Evite contato próximo com a pessoa doente, como, por exemplo, beijar a pessoa, já que a saliva transmite vários tipo de microrganismos;
  • Mantenha a casa bem limpa e arejada;
  • Lave bem as mãos e peça a pessoa doente para fazer o mesmo.

Para cuidar de você e da sua família, conte com a todosBem. conheça a variedade de especialidades médicas e exames que nós temos para te atender! Lembrando que você pode agendar agora mesmo sua primeira consulta, cuidar da sua saúde e da saúde de todos ao seu redor nunca foi tão fácil!

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo