Cuidados com idosos durante o verão/inverno

Por Equipe todosBem | 09 de April de 2018

Quando entra uma nova estação muda o clima, muda a temperatura, muda a umidade do ar e toda essa mudança pode prejudicar a nossa saúde.

As mudanças climáticas são desafiadoras para o nosso corpo, ele demora para se acostumar e muitas vezes o sistema imunológico sente o impacto e fica enfraquecido. Se isso já é difícil para um adulto mais jovem e saudável, imagine o quanto é difícil para um idoso que possui a saúde mais fragilizada. Portanto, o idoso precisa de cuidados especiais e mais intensos durante as estações do ano onde ocorrem as maiores mudanças climáticas: o verão é o inverno.

Confira no blog post de hoje quais são esses cuidados e mantenha quem você ama mais forte e saudável nessas épocas do ano.

Cuidados especiais com os idosos durante o verão

As altas temperaturas do verão podem trazer problemas como desidratação, febre, vômitos e diarréias, febre para o idoso. Afinal, com o avanço da idade, o processo de regulação da temperatura corporal é mais lento. Assim, o idoso pode ficar com a temperatura corporal mais alta por mais tempo e por conseguinte ficar desidratado.

Sendo assim, cuidados especiais são necessários, como:

  • Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
  • Tomar sol apenas até às 10 da manhã e depois das 16h por até 15 minutos.
  • Beber muito líquido: água, suco, água de côco. Vale lembrar que o idoso costuma a sentir pouca sede, portanto é importante lembrá-lo de ingerir líquidos.
  • Usar filtro solar, chapéu ou boné quando for se expor ao sol
  • Ter uma alimentação mais leve e equilibrada.

Cuidados importantes para os idosos durante o inverno

No inverno, o frio e as baixas temperaturas podem favorecer o aparecimento de doenças. Além disso, o frio pode provocar dores musculares e nas articulações. Ainda, pode acontecer a hipotermia (queda da temperatura corporal) que pode ser simples ou mesmo pode ser grave e levar a um ataque cardíaco.

Portanto, os cuidados indicados para os idosos no inverno são:

  • Manter uma boa alimentação;
  • Estimular o idoso a se movimentar e se exercitar
  • Mantê-lo bem aquecido e agasalho durante todo o dia e principalmente a noite;
  • O banho precisa ser quente, mas deve ter cuidado para não exagerar na temperatura da água a ponto de provocar queimaduras
  • Manter uma boa hidratação, já que no frio a sede pode diminuir mais ainda.

6 dicas para evitar quedas e problemas de saúde do idoso

Além dos cuidados extras nessas estações do ano, vale lembrar que o idoso merece cuidados especiais durante todo o ano para evitar as quedas.  Afinal, quedas são extremamente perigosas para os idosos e podem provocar problemas sérios de saúde e dependendo pode haver até a necessidade de uma cirurgia ou mesmo pode levar o idoso a óbito.

Então, veja as dicas a seguir:

  1. O idoso deve evitar usar chinelos ou andar apenas de meia pela casa,pois esses calçados são mais escorregadios. Sapatos com solado de borracha são mais indicados.
  2. Disponha os móveis pela casa de modo que o idoso não esbarre em nenhum deles.
  3. Não deixe fios elétricos ou de telefone espalhados no chão.
  4. Evite deixar o idoso andar sobre locais escorregadios, molhados ou encerados.
  5. Retire tapetes soltos, móveis baixos, e obstáculos do chão, eles podem fazer o idoso esbarrar ou escorregar.
  6. Mantenha a casa bem iluminada para que ele enxergue as coisas.

O idoso precisa de fazer exames e check-ups com frequência. Portanto, tenha um acompanhamento médico de qualidade e que caiba no seu orçamento. Conheça agora mesmo os pacotes de saúde da todosBem que se encaixam melhor com as suas necessidades!

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo