Como escolher o melhor tratamento para idosos com problemas crônicos de saúde

Por Equipe todosBem | 02 de April de 2018

Os problemas crônicos de saúde como Diabetes, Pressão Alta, doenças cardíacas , alterações do colesterol, câncer, afetam 3 em cada 4 idosos no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essas doenças necessitam de acompanhamento constante e tratamento contínuo. Já que há tal necessidade, fica a dúvida: como escolher o melhor tratamento para cuidar de idosos com problemas crônicos e ajudá-los a ter mais saúde e qualidade de vida. Confira a resposta no nosso blog post de hoje.

Mas, afinal o que são doenças crônicas?

Segundo Ana Catarina Rodrigues Quadrante, Médica Especialista em Clínica Médica e Geriatria e Gerontologia pela Associação Médica Brasileira do Município de São Paulo: “o termo doença crônica é usado para designar patologias com um ponto em comum: são persistentes e necessitam de cuidados permanentes”.

Portanto, podemos considerar como doenças crônicas toda doença que não é resolvida no período de seis meses. Algumas doenças crônicas podem acompanhar o paciente até o fim de sua vida, como é o caso da Diabetes.

Apesar de nãos serem consideradas emergências são doenças sérias que podem ter complicações caso não sejam tratadas adequadamente. Entre as complicações temos até mesmo a possibilidade de óbito.

Qual o tipo de cuidados de saúde que os idosos com doenças crônicas necessitam?

Os idosos com doenças crônicas precisam de um acompanhamento médico bem de perto para ver se a doenças está controlada, se necessita de alguma alteração no tratamento ou até mesmo se há a necessidade de alguma intervenção cirúrgica.

Paciente com doenças crônica precisam fazer exames com mais frequência. Entre eles os mais comuns de serem pedidos pelos médicos são:

  • Exames de sangue: glicose, hemograma completo, colesterol HDL, VLDL e colesterol total e etc;
  • Exame de urina
  • Exame de fezes
  • Exames de imagem: ressonância magnética ou tomografia

Melhor opção de tratamento: custo x benefício

Como o acompanhamento médico precisa ser constante e como o paciente precisa fazer muitos exames o ideal é que o idoso tenha à sua disposição um serviço de saúde de qualidade. Infelizmente, o SUS (Sistema Único de Saúde) é muito precário e as consultas não são marcadas com a periodicidade necessária. Pelo contrário, são muito espaçadas e há grande dificuldade e burocracia para marcar.

Sendo assim, muitas idosos e seus familiares optam por um serviço particular. Segunda a pesquisa do IBGE 75,5% dos idosos do país possuem doenças crônicas, no entanto, apenas 29% deles têm plano de saúde. Isso acontece porque os valores de planos de saúde muitas vezes são altos para os idosos o que inviabiliza a contratação pela grande maioria.

Porém, atualmente já existem novas opções de cuidados particulares em saúde: os pacotes de saúde. Essa sim é uma opção que possui qualidade de atendimento, preço justo e facilidade de uso dos serviços.

A todosBem possui pacotes de saúde que incluem consultas e exames para atender bem o idoso com doenças crônicas e toda a família. Assim, o mesmo terá acompanhamento de qualidade para ter melhor qualidade de vida.

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo