6 dicas práticas para tornar sua casa um ambiente mais higiênico

Por Equipe todosBem | 02 de April de 2018

Cada casa possui sua rotina, seu jeito, sua maneira de ser organizada e também seu aconchego. Porém, quando o assunto é saúde é importante que todo lar tenha a mesma coisa: higiene e cuidados para que a casa não se transforme num ambiente transmissor de doenças.

Para manter a casa longe de viroses, infecções e doenças como Febre Amarela, Dengue, Zica e Chikungunya a adoção de alguns hábitos é fundamental. Para lhe ajudar a adotar esses hábitos,preparamos no blog post de hoje algumas dicas práticas. Confira.

Coloque tapetes do tipo capachos nas portas de entrada da casa

Esse é um hábito simples, mas que segundo Paulo Olzon, biomédico conhecido como Dr. Bactéria, elimina cerca de 80% das bactérias dos sapatos. Os sapatos carregam sujeira, poeira e com isso são um veículo de vírus e bactérias, ou seja, são veículos de doenças.

Tire os sapatos antes de entrar em casa

Os orientais tem esse hábito e na verdade trata-se de um ato muito higiênico. Como nós vimos, os sapatos carregam muita sujeira e consequentemente são veículos de doenças. Quanto mais longe eles estiverem dos ambientes da casa, melhor.

Tome cuidado com a poeira

Poeira é algo incômodo, provoca espirros, tosses, alergias, deixa o ambiente “com um ar descuidado” e ainda pode conter microrganismos causadores de doenças. Portanto, crie o hábito de tirar poeiras dos móveis, pelo menos uma vez por semana, com um pano úmido e passe aspirador na casa também pelo menos uma vez por semana. Vale lembrar que livros, enfeites e bichos de pelúcia acumulam muita poeira e requerem uma atenção especial na hora da faxina.

Deixe a casa sempre bem arejada

Renovar o ar da casa faz bem e ainda ajuda a evitar que haja acúmulo de umidade. O excesso de umidade no ambiente favorece o aparecimento de mofo e a proliferação de outros microrganismos. Além disso, ar renovado manda embora microorganismo que causam doenças e que ficam no ar.

Faça valer a regra: comidas e bebidas só na cozinha

Comer em qualquer ambiente da casa pode fazer com que sujeira e resto de comida fiquem espalhados por todo o canto. Isso dificulta a limpeza e também deixa um ambiente propício para que fungos, vírus e bactérias se proliferam. Desse modo, o ambiente fica mais contaminado e facilmente alguém pode ficar doente.

Tome cuidado com água parada

Água limpa parada é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti que transmite doenças muito sérias como: Febre Amarela, Dengue, Zica e Chikungunya. Portanto, nunca se esqueça destes cuidados básicos:

  • Mantenha os pratos dos vasos de plantas secos ou com areia para evitar o acúmulo de água;
  • Deixe garrafas vazias sempre viradas com a boca para baixo;
  • Pneus precisam ser mantidos secos ou também com areia;
  • As caixas d’água devem ser mantidas limpas e bem vedadas;
  • Não deixe objetos que possam acumular água exposto ao ar livre para evitar que peguem chuva e acumulem água;

Então, pronto para deixar a sua casa limpa, aconchegante e livre de doenças? E caso mesmo com todos os cuidados você ou alguém da família adoeça, conte com a todosBem. Estamos prontos para lhe atender. Temos atendimentos médicos de qualidade e com o preço que cabe no seu orçamento. Agende já sua primeira consulta em uma das nossas mais de 15 especialidades!

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo