4 atitudes saudáveis para compartilhar com toda a família

Por Equipe todosBem | 05 de September de 2017

Já diria o bom e velho ditado: “quem ama, cuida!”. E se tem algo que a gente ama muito, é a família, não é mesmo? O coração chega a doer só de pensar na possibilidade de ver um familiar doente, sofrendo e tendo que tomar muitos medicamentos. Por isso, um outro bom e velho ditado diz: “é melhor prevenir do que remediar”.

A prevenção é sinônimo de adoção de atitudes saudáveis: boa alimentação, ingestão de líquidos, consultas e exames de rotina e muito mais. Veja no blog post de hoje, essas e outras atitudes saudáveis que você pode e deve compartilhar com a família, pra ajudar todo mundo a se cuidar.

#1 Cuide da qualidade do sono

Quem dorme bem, vive melhor! Isso é o que muita gente não leva a sério, mas os pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) estão estudando. Dormir bem não é só uma questão de acordar descansado e de bom-humor é algo realmente necessário para atendermos as necessidade do nosso corpo. Durante o sono, nosso corpo realiza funções extremamente importantes, conheça algumas:

  • Fortalecimento do sistema imunológico (nossa defesa do corpo);
  • Secreção e liberação de hormônios (incluindo hormônios de crescimento, principalmente em crianças e adolescentes);
  • Consolidação da memória (fator crucial para quem estuda).

O pneumologista, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e diretor do Laboratório do Sono, do Instituto do Coração (InCor), Geraldo Lorenzi-Filho, alerta:  “Dormir mal é uma desgraça. Em um momento que seu corpo deveria estar descansando e se restaurando, ele faz tudo ao contrário”

Então, a dica é aconselhar toda a família a dormir cedo, assim todo mundo fica saudável e acorda renovado. Ficar na TV assistando filmes e séries, navegar nas mídias sociais pela madrugada, ou mesmo trocar mensagens de Whastapp até tarde, não é  saudável. Tais atitudes, se ocorrerem, devem ser pontuais e nunca um hábito da família. Lembre-se, família que dorme bem, vive melhor!

#2 Tenha muita atenção à ingestão de líquidos

Você já deve ter visto alguma reportagem ou algum especialista dizendo: “beba pelo menos 2 litros de água por dia”. Isso não é uma dica para você enfrentar os dias quentes e sim uma dica para seguir sempre, todos os dias do ano.

É fato que no verão a gente se desidrata mais rápido, mas no inverno, como não sentimos muita sede, isso também pode acontecer, principalmente com os idosos. Sem água não há vida, com pouca água a saúde fica fragilizada. Afinal, a água exerce funções importantíssimas no nosso organismo, conheça algumas:

  • Atua no funcionamento correto do cérebro, já que com a hidratação correta o cérebro é mais oxigenado.
  • Ajuda a manter a elasticidade da pele
  • Melhora o funcionamento do trato digestivo e promove melhor absorção de nutrientes
  • Ajuda a proteger as articulações
  • Mantém a temperatura do corpo
  • Atua na regulação da pressão sanguínea

#3 Mantenha uma alimentação colorida e variada

Quanto mais colorida for a alimentação da sua família, mais nutrientes você oferece a quem você ama. E é claro, as cores precisam vir de produtos naturais e frescos, como frutas e verduras. Alimentos artificiais coloridos possuem muitos produtos químicos, tóxicos e cancerígenos.

Um jeito simples de implementar isso na rotina da sua família é com o programa 5 ao dia, estratégia apoiada e divulgada pela Organização Mundial da Saúde. Basta você inserir em cada refeição uma fruta ou uma verdura ou uma hortaliça ou um suco natural de uma das seguintes cores (veja o vídeo):

  • Vermelho: bom para o coração e previne o câncer. Exemplo de alimentos: maçã, tomate, morango, melancia.
  • Verde: fortalece ossos e dentes. Alimentos: Couve, rúcula, agrião, alface, limão.
  • Laranja: melhor o sistema imune cuida da visão. Alimentos: Laranja, mexerica, mamão, cenoura.
  • Roxo: para um envelhecimento saudável. Alimentos: Uva, berinjela, jaboticaba.
  • Branco: ajuda no controla o colesterol e a saúde do coração. Alimentos: banana, couve-flor, pêra.

Cada cor tem suas vitaminas e minerais que contribuem para a manutenção e prevenção da saúde da sua família.

#4 Incentive a prática de atividades físicas

A atividade física mantém o metabolismo ativo, os músculos fortes e o sistema respiratório mais potente. Ao contrário do que muitos pensam, exercício não é só para emagrecer. Incentive seus familiares a buscarem atividades adequadas a sua faixa etária. Mantenha todos em movimento, sedentarismo adoece. E lembre-se, o melhor jeito de ensinar é pelo exemplo. Pratique você também.

Para se certificar que todos estão realmente bem, planeje check-ups anuais, assim você previne doenças e até consegue problemas assim que eles surgem, o que garante uma maior chance de cura. Consultas de rotina também são sempre importantes. O acompanhamento médico fará toda a diferença.

Para ajudar a sua família a se cuidar, conte com a todosBem. Nós podemos ajudar! Oferecemos os melhores atendimentos e exames com preços acessíveis.

Deixe seu comentário

© todosBem - Clínica popular. Todos os direitos Reservados.

Topo